1º Fórum Goiano de CTs em Aparecida de Goiânia

A Delegacia Regional da FEBRACT em Goiás, em conjunto com a Associação Goiana de CTs – AGCT e outros parceiros realizou o 1º Fórum Goiano de Comunidades Terapêuticas.
Aconteceu na cidade de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital, nas dependências da CT Lapidando Tesouros que também atuou ativamente na realização do Fórum, no dia 22 de agosto de 2019.
Durante 10 horas, trabalhadores e operadores de CTs, diversos atores da política estadual e municipal de álcool e outras drogas, representantes da rede SUS, SUAS, MP, Defensoria Pública, UniEVANGÉLICA, UFG/CRR, Amor Exigente, legislativo, executivo e judiciário estiveram presentes, totalizando 200 participantes de 33 Municípios e 50 CTs.
O tema foi “A Nova Legislação Brasileira Sobre Drogas na Perspectiva das Comunidades Terapêuticas”.
Tivemos a grata presença do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED/Ministério da Cidadania) Dr. Quirino Cordeiro Jr. e diversas autoridades, entre elas o Professor Mestre Roberto Alves Pereira, coord. do Programa de Atenção a Dependência Química e de Prevenção ao uso de Drogas – UniVIDA da UniEVANGÉLICA, os presidentes dos Fóruns Goianos de Políticas sobre Drogas, Carlos Torres e Terceiro Setor, Arízio Ribeiro, a coordenadora operacional de saúde do Ministério Público de GO, promotora Kátia D’Abruzzo, o Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, presidente da Frente Parlamentar de Fortalecimento da Política sobre Drogas e Comunidades Terapêuticas e o Deputado Federal Francisco Júnior, membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa das CTs no Senado Federal e também contamos com o apoio na preparação e execução do evento, do Deputado Thiago Albermaz presidente da Frente Parlamentar do Terceiro Setor de Goiás.
A assistente social e delegada regional da FEBRACT, Sherydan Luiza foi expositora do Painél “Comunidade Terapêutica: História, Caracterização e seu papel na RAPS”, e alguns técnicos de CTs realizaram a exposição de experiências de sucesso na articulação com as políticas públicas de assistência social, saúde, educação e ainda de captação de recursos através do sistema judiciário e empresas, para fortalecimento e sustentabilidade da CT.
Contamos ainda, com a Sociedade Bíblica do Brasil – SBB, apresentando seus projetos sociais para parceria no desenvolvimento da espiritualidade e a companhia de energia elétrica ENEL também com projetos sociais que favorecem as CTs.
Durante todo o evento, contamos com a tradução em Libras, do intérprete Cleiton Rodrigues, pois tivemos um participante com deficiência auditiva.
Na oportunidade Dr. Quirino Cordeiro Jr., se reuniu com lideranças locais, gestores e atores da política de drogas em Goiás, esclarecendo as dúvidas a respeito da nova legislação brasileira e buscando alinhamentos com as esferas: federal, municipal e estadual para a legitimação da mesma.
E FEBRACT/AGCT realizaram a entrega de certificados de filiação de 9 CTs que receberam o mesmo, das mãos do Secretário Nacional de cuidados e prevenção às drogas, Dr. Quirino Cordeiro Jr,:

CT Feminina Missão Resgate da Paz em Goiânia,
CT Paulo de Tarso em Castelândia,
CT Grupo Goiás sem Drogas em Senador Canedo,
CT Vida Nova em Uruaçu,
CT Paraíso da cidade de Goiás,
Obras Sociais da Diocese de Jataí/ CT em Santa Helena,
CT Vida Nova de Goiânia,
CT Esquadrão Resgate em Planalmira e
CT Vida Nova em Rubiataba.
Realizaremos este Fórum a cada três meses para a promoção de capacitação continuada, socialização e discussão assuntos que promoverão a qualidade na oferta do serviço de cada CT, bem como articulações com as demais políticas de prevenção, cuidado e tratamento.
O Centro Universitário – UniEVANGÉLICA de Anápolis, através do programa de extensão UniVIDA fornecerá a certificação aos participantes.
Este evento foi um Marco Histórico para as comunidades terapêuticas de Goiás.

*FOTOS Douglas Nascimento – Equipe Dep. Thiago Albernaz

Veja fotos: