CT Essência de Vida completa 25 anos

ESSÊNCIA DE VIDA – Uma Comunidade Terapêutica que Acolhe, Cuida, Reinsere!

A Comunidade Terapêutica Essência de Vida completou no mês de setembro, 25 anos de dedicação ao acolhimento, recuperação e reinserção sociofamiliar de pessoas com problemas associados ao uso nocivo e dependência de álcool, tabaco e outras drogas.

Em 04/09/1994 nascia uma história de coragem, empenho e conquistas: nascia a Comunidade Terapêutica Essência de Vida, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que tem como abrangência o Município de Joinville e demais cidades do Estado de SC.
A CT já realizou mais de 1.600 acolhimentos de jovens e adultos, dependentes químicos.
Ao longo do tempo as pesquisas e estudos sobre a dependência química evoluíram e os fizeram buscar o apoio técnico de profissionais de psicologia, serviço social, nutrição, enfermagem, entre outras áreas afins. Hoje, a CT tem uma equipe multiprofissional e altamente capacitada para atender os acolhidos.

Nestes 25 anos, tiveram o apoio de muitas empresas, da força do voluntariado, da generosidade de muitas pessoas, da dedicação incansável de homens e mulheres, que como pais e mães abraçaram esta Comunidade Terapêutica, desde o seu nascimento até os dias de hoje. Os desafios e dificuldades financeiras, sempre estiveram presentes.

Atualmente todas as 30 vagas disponíveis são financiadas por convênios públicos, por meio da SENAPRED, do Programa REVIVER/SC e Convênio Municipal com a Secretaria de Assistência Social, para o atendimento de pessoas em situação de rua.
São muitos os números e maior ainda as transformações realizadas durante estes 25 anos, que não podem ser mensuradas: famílias reestruturadas, direitos e dignidade reconquistada, sorrisos e lágrimas de alegria, pais e mães abraçando filhos, filhos abraçando pais e mães, muitos gestos de amor, gratidão e solidariedade.

Mas, ainda, há muitos sonhos para os próximos 25 anos… o de continuar sendo uma Comunidade Terapêutica que Acolhe, Cuida, Reinsere!

Gratidão a todos que ajudaram a construir esta história.
Paz e bem!