FEBRACT participa de Training da WFTC em Grécia

No dia 17 de setembro de 2019, a FEBRACT representada pelo Gestor Geral, Psicólogo Pablo Kurlander, e pelo Delegado FEBRACT-PR, Marcelo Fortunato, participaram da capacitação (Training) oferecida pela Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas – WFTC, no Centro de Difusão de Pesquisa da Universidade Aristotélica de Tessalônica, Grécia.
Os temas centrais deste treinamento foram:
• Comunidade Terapêutica – Princípios, bases conceituais e populações especiais.
• Melhorando a qualidade dos programas das CTs.

Na oportunidade participaram pessoas vinculadas a CTs de toda a Europa, Ásia, África e Norte América, sendo os principais expoentes:
• Rowdy Yates, Presidente da Federação Europeia de CTs – EFTC; Ex Diretor do Centro Escocês de Estudos sobre Adicções, da Universidade de Stirling, Escócia.
• Kathleen Yates, ex Gestora do centro de Psicoterapia de adultos do Servicio Nacional de Saúde de Escócia.
• Rod Mullen, Presidente da Amity Foundation, USA.
• Naya Arbiter, Vice-Presidente da Amity Foundation, USA.

O TRAINING da WFTC acontece a cada dois anos, sendo uma atividade intermediária entre as Conferências Mundiais, que também são bienais. O encontro promove tanto a formação dos membros da WFTC quanto possibilita o encontro da Diretoria Executiva e Conselheiros da WFTC.

Foram destaque neste Training a importância da conceituação da CT como método, não como lugar, o foco na capacitação das equipes das CTs, a participação ativa e permanente de profissionais principalmente das áreas de saúde e humanas no dia-a-dia da CT, a adaptação da CT aos novos desafios das novas drogas e novas populações.

A troca de experiências com CTs do mundo todo possibilita que a FEBRACT tenha uma visão ampliada da realidade tanto da dependência química quanto da CT no contexto do atendimento aos dependentes químicos, buscando sempre trazer para o Brasil os melhores recursos, métodos e estratégias.
FEBRACT ALÉM FRONTEIRAS!!!!

Veja fotos: