FEBRACT Participa em Reunião de Expertos da OEA/CICAD em Colômbia

Nos dias 26 a 28 de agosto de 2019 a FEBRACT, representada pelo Gestor Geral, Psicólogo Pablo Kurlander, participou da “XX Reunión del Grupo de Expertos en Reducción de la Demanda de la CICAD”, em Cartagena de Indias, Colombia, no Centro de Formación de la Cooperación Española.

Este evento é promovido pela CICAD – Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas, órgão da OEA – Organização dos Estados Americanos, juntamente com a Cooperação Espanhola na América Latina – AECID, contando com a participação de mais de 30 países de América Latina e Caribe, além de membros do ISSUP e do Colombo Plan.
FEBRACT participou desta reunião como Vice-Presidente da FLACT – Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas, considerando que tanto FEBRACT quanto FLACT tiveram financiamento da CICAD para realização de programas e projetos, o que voltou a ser discutido e negociado com a nova Diretora de Redução da Demanda de CICAD, Jimena Kalawski.

Os focos desta reunião foram os protocolos de funcionamentos dos locais para tratamento da dependência química, controle de qualidade dos programas de tratamento, recuperação, prevenção e capacitação, assim como a construção de políticas baseadas na cooperação internacional.
Destacamos a presença da Dra. Claudia Leite, Diretora da SENAPRED – Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, e do Sr. Paulo Martelli, representante do Capítulo Brasil de ISSUP.

Importante também destacar o papel de grande relevância que possuem as Comunidades Terapêuticas neste ambiente internacional, sendo consideradas equipamentos de alta relevância no cenário das políticas internacionais de prevenção e tratamento. Todos os países membro apontam para trabalhos que cada vez mais se distanciem do amadorismo e busquem qualificação técnica e científica, seguindo parâmetros de qualidade internacionais a ser promovidos pelas Federações membro: FLACT – FEBRACT.

CICAD – A Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas tem como foco prevenir e tratar o uso nocivo de drogas, reduzir a oferta e disponibilidade de drogas ilícitas, fortalecer as instituições e mecanismos para o controle de drogas, melhorar as leis de controle e sua aplicação relativa a lavagem de dinheiro e auxiliar os estados a melhorar a análise de dados sobre as drogas. A abordagem da Comissão analisa o problema das drogas considerando o impacto na saúde, no desenvolvimento econômico, entre outros aspectos.
www.cicad.oas.org

OEA – A Organização dos Estados Americanos é o mais antigo organismo regional do mundo. A sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890. A OEA foi fundada em 1948 com a assinatura, em Bogotá, Colômbia, da Carta da OEA que entrou em vigor em dezembro de 1951. Posteriormente, a Carta foi emendada pelo Protocolo de Buenos Aires, assinado em 1967, que entrou em vigor em fevereiro de 1970; pelo Protocolo de Cartagena das Índias, assinado em 1985, que entrou em vigor em 1988; pelo Protocolo de Managua, assinado em 1993, que entrou em vigor em janeiro de 1996; e pelo Protocolo de Washington, assinado em 1992 e que entrou em vigor em setembro de 1997.
Hoje, a OEA congrega os 35 Estados Independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério. Além disso, a Organização concedeu o estatuto de observador independente a 69 Estados e à União Europeia (EU). Para atingir seus objetivos mais importantes, a OEA baseia-se em seus principais pilares: a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento.
www.oas.org

Veja fotos:

Na foto a cima: Pablo com a Junta Diretiva de FLACT e Alfonso Abarca (do lado), da CICAD.