Parceria entre FEBRACT e Instituto Vida e Esperança realiza curso de Capacitação Para CT’s

O problema das IST/HIV/AIDS e Hepatites virais entre a população alvo das Comunidades Terapêuticas é extremamente prevalente, motivo pelo qual tanto a FEBRACT quanto as equipes das CT’s devem se organizar para atender as especificidades desta demanda.

Para isto, foi realizada a parceria entre a FEBRACT e o Instituto Vida e Esperança – IVES, com sede em Natal, RN, cuja diretora é a Patricia Carla Melo de Medeiros, que atua na capacitação e na prevenção destas doenças.

Nos dias 7 a 9 de novembro de 2017, foi realizado o primeiro de uma série de cursos de capacitação para as equipes e os acolhidos das CT’s da Associação Casa Família Rosetta, em Porto Velho, RO, que muito pode contribuir com a reflexão e a ação sobre o assunto.

Deste curso participaram membros da equipe e acolhidos do programa, recebendo importantes informações sobre o assunto, assim como uma representante da rede de saúde mental local, como também representante da ABORDA (Associação Brasileira de Redução de Danos).

Esta parceria prevê a realização de mais 4 cursos destes em Comunidades Terapêuticas filiadas, nos estados de Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul, antes do final de janeiro de 2018, quando acontecerá o IV Encontro Nacional em IST/HIV/AIDS e Hepatites virais para pessoas em situação de Dependência Química, em Natal, RN.

Neste evento estará presente a FEBRACT, 3 pessoas de cada CT que participou do projeto (um membro da equipe, um acolhido e um membro da rede de saúde pública local), e outras CT’s que atuem na região do encontro, para apresentar os projetos de intervenção que sejam desenvolvidos a partir desta capacitação.

Esta se apresenta como uma boa estratégia de prevenção e de intervenção, que pode minimizar ou eliminar os danos causados por este tipo de doença.

Desta forma a FEBRACT inova uma vez mais, levando o que há de mais atual e necessário para as suas filiadas.