Programa de Certificação

Banner-Febract

Para mais informações e inscrições acesse: http://certificacaoflactfebract.org/

PREZADOS,

A FEBRACT, na qualidade de filiada da FLACT no Brasil, tem a satisfação de trazer até suas filiadas e parceiras o programa de certificação FLACT/OEA/CICAD.

Como os Srs. poderão observar, trata-se de uma iniciativa da FLACT em toda a América Latina que visa sistematizar e uniformizar a organização dos recursos humanos das Comunidades Terapêuticas (CTs), conferindo-lhes assim maiores e melhores possibilidades de organização e estruturação de seus serviços, além de reconhecer e validar formalmente a experiência e a capacidade técnica de cada um de seus colaboradores.

INTRODUÇÃO

O problema da dependência química é comum a todos os países latino-americanos. Os governos têm encontrado dificuldades para lidar com este problema dada a sua endêmica falta de recursos. Como consequência, houve uma proliferação de CTs na América Latina, o que tem despertado o interesse da sociedade e dos governos acerca de sua atuação e resultados.

Compreendemos que, cada vez mais é necessário que as CTs atendam a normas de qualidade como condição para manterem-se atuantes no atual cenário sócio/político/científico.

Assim, é necessário criar um movimento interno das Instituições em nosso país, sob liderança da FLACT/FEBRACT para fortalecer o modelo de CT e desenvolver os nossos próprios padrões de qualidade.

Quero me inscrever agora

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO

Nesta perspectiva, e diante do exposto, faz-se necessária a padronização das competências e habilidades dos nossos operadores e profissionais para garantir e assegurar que os programas de tratamento/acolhimento, independentemente do país, estejam de acordo com os princípios e valores do modelo de CT, que sejam oportunos e de qualidade.

Devemos assim, reconhecer e validar os diferentes níveis de experiência, formação, responsabilidades, papéis e funções desempenhadas por cada um de nossos colaboradores na instituição.

A FLACT começou este processo de validação por meio de um Programa de Certificação que nos permite melhorar progressivamente os serviços das CTs.

O programa de certificação técnica que vos será apresentado tem beneficiado técnicos, terapeutas e operadores que trabalham em CTs por meio da concessão de uma validação para o trabalho realizado no processo de acolhimento e reinserção social de pessoas com problemas de abuso de drogas e dependência.

COMO O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO FUNCIONA?

O Programa de Certificação está subdividido em três níveis de competência técnica, sendo estes:

  • Nível I: Básico
  • Nível II: Médio
  • Nível III: Avançado

Cada nível tem sido definido a partir das categorias e perfis profissionais e técnicos observados hoje nas CTs. Cada um deles define implicitamente os papéis e funções a serem desempenhados, assim como o nível de autonomia e posição hierárquica na estrutura institucional.

Esta subdivisão visa reconhecer as habilidades e as diferenças de experiência no trabalho em CT, e cada um tem seus próprios critérios de certificação, sendo estes:

  • Grau de escolaridade;
  • Tempo de trabalho em CT
  • Carga horária em cursos específicos sobre CT, dependência química, e temas afins, oferecidos por instituições reconhecidas.

Sendo assim, os critérios por Nível de Certificação são os seguintes:

Nível I

  • Ensino Fundamental completo
  • empo de trabalho em CT = 1 ano
  • Carga horária de Matriz Curricular = 120h

Nível II

  • Ensino Fundamental Completo
  • Tempo de trabalho em CT = 3 anos
  • Carga horária de Matriz Curricular = 240h

Nível III

  • Ensino Técnico ou Superior completo
  • Tempo de trabalho em CT = 5 anos
  • Carga horária de Matriz Curricular = 300h

Pessoas credenciadas recebem a titulação de “CONSELHEIRO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA”.

Quero me inscrever agora

O SISTEMA ON-LINE DE CERTIFICAÇÃO

Visando facilitar o acesso a este Programa de Certificação, a FEBRACT desenvolveu um Sistema online de simples e rápida utilização.

Os interessados poderão acessar o link certificacaoflactfebract.org e seguir as orientações contidas no mesmo para enviar sua documentação e participar do processo de Certificação.

Este sistema foi desenvolvido para poder ser utilizado também por smartphones, portanto os documentos solicitados durante o processo poderão ser fotografados e anexados diretamente do aparelho, o que também facilita o processo como um todo.

O processo está composto por três etapas:

  1. Realização do cadastro e envio (upload) dos documentos solicitados.
  2. Avaliação da documentação pela Junta Certificadora Nacional.
  3. Após aprovação, realização de uma prova de avaliação de conhecimentos específicos (também on-line) e pagamento da taxa referente à emissão do Certificado pela FLACT.

Haverá uma cerimônia de certificação da FLACT (Certificado e Carteira Funcional) durante a II CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, a se realizar nos dias 10 e 11 de dezembro, durante o IV Congresso Internacional FreeMind, em Campinas, SP.

Quero me inscrever agora

Contamos com a sua presença!