I Fórum Maranhense de Comunidades Terapêuticas em São Luiz do Maranhão

No dia 03 de dezembro de 2018, no Auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) na Praia Grande, o Gestor Geral da FEBRACT, Psicólogo Pablo Kurlander participou do “I Fórum Maranhense de Comunidades Terapêuticas” – Acolhimento, proteção à saúde e Transformação Social”, focando a unidade e a capacitação das CT’s de São Luiz do Maranhão.

O Fórum reuniu representantes de unidades terapêuticas da capital e do interior do estado com o objetivo de colher sugestões e ouvir os autores envolvidos ao tema para a construção do que será o Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas. O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM); Casa de Acolhimento Porto Seguro e Comunidade Terapêutica Ebenezer.

Através dos debates foram abordadas as demandas das unidades e a estruturação para um melhor atendimento aos acolhidos. Na composição da mesa estiveram presentes, a advogada da Comunidade Terapêutica Bom Samaritano, Fernanda Fernandes, representando o vice-presidente do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas, Dr. Marcelo Rosa; o Pedagogo, Marcos Roberto Corrêa Pinto; a Professora Rosana Bordalo; Rosanira Cutrim, representando o Pr. Edvaldo Cordeiro de Jesus da Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM); Maria Salete da Silva Cunha, da Casa de Acolhimento Porto Seguro e Maria Madalena Santos Lima, da Comunidade Terapêutica Ebenézer.

O evento contou ainda a presença da assessoria da Senadora eleita pelo Maranhão, Eliziane Gama, apoiadora do evento e com a presença do Psicólogo, Coordenador Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT), Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD), Conselheiro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/SP), e membro da Junta Diretiva da Federação Latinoamericana de Comunidades Terapêuticas (FLACT), Pablo Andrés Kurlander Perrone, que palestrou sobre o tema: Acolhimento, Proteção à Saúde e Transformação Social.

Ao final do Fórum foi anunciado a validade de todas as propostas ouvidas pela mesa e que devem constar do documento inicial para a construção do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.

FOTOS do fórum: