14º Fórum Regional de Drogadição – Birigui/SP

Desafios das “Intervenções Humanitárias” na dependência de drogas

Birigui sediou nos dias 26 e 27 de junho de 2017 o 14º Fórum Regional sobre Drogadição, no Centro de Promoção Humana Ave Cristo, com a presença de autoridades e especialistas que atuam no acolhimento, tratamento e prevenção da drogadição, abordando temas relacionados aos “desafios das “Intervenções sociais” na dependência de drogas.

Abertura do 14º Fórum Regional de Drogadição

O evento contou com aproximadamente 400 profissionais da assistência social, saúde, agentes comunitários, dentre outros, representando 43 municípios da região, a cidade de São José do Rio Preto e algumas cidades do Mato Grosso do Sul.

O fórum é fruto da parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Saúde, o Programa Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (Programa Recomeço), a Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas (Febract) e a Associação Maria de Nazaré.

Pelo terceiro ano consecutivo a FEBRACT participou do evento. Este ano, através do colaborador Lucas Roncati, com uma fala sobre o Histórico das Intervenções Humanitárias a partir da Reforma Psiquiátrica.

Lucas Roncati – Coordenador Técnico da FEBRACT

No dia 26/06, a abertura do evento contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Dr. Floriano Pesaro; a Coordenadora da COED, Gleuda Simone Apolinário; o Juiz de Direito e Corregedor da Polícia Judiciária de Araçatuba, Dr. Emerson Sumariva Junior; a Diretora da DRADS de Araçatuba, Martha Helena Pimenta e o Coordenador Técnico da FEBRACT, Lucas Roncati.

Gleuda Simone Apolinário – Coordenadora da COED

Foram realizadas 4 palestras com os seguintes temas: “Servir com Humanidade, fonte de felicidade” com o Dr. Luiz Carlos Barros Costa; “Bases Neuropsíquicas da Drogadição e suas Intervenções” com o Dr. Vilson Disposti; “O Florescimento Humano do acolhido na Ave Cristo” com o Prof. Fábio Ramos e “Valores Humanos e a Cultura da Paz” com Plínio Oliveira.

Dr. Vilson Disposti – Diretor da Ave Cristo

Expositores e convidados especiais participaram da Mesa Redonda sobre os Eixos Temáticos do Fórum. Entre eles, Dr. Sérgio Irikura, médico especialista em neurologia do comportamento e drogadição pela UNIFESP; Dr. Alfredo Querino da Silva, médico; João Mário Cataroço, psicólogo e especialista em drogadição e Gestor técnico da CT Maria de Nazaré e Lucas Roncati, Coordenador Técnico da Febract.

No dia 27/06, a equipe técnica da Ave Cristo ministrou uma Capacitação Técnica com o tema: “Drogadição: Atendimento primário nos Municípios”.

Os temas abordados nos 2 dias foram dirigidos aos técnicos e voluntários que atuam nas Comunidades Terapêuticas, profissionais e acadêmicos das áreas da Assistência Social, Saúde, Educação e Psicologia, gestores públicos, conselheiros municipais, grupos de autoajuda, líderes comunitários, entre outros.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Birigui, Eliane Cristina Salmeirão e a vice-prefeita de Araçatuba estiveram presentes prestigiando o primeiro dia deste evento.

A vice-prefeita Edna Flor parabenizou a iniciativa e disse estar feliz com as discussões a respeito do tema. Ela afirma que uma das falas mais marcantes foi a do coordenador da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas (Febract) Lucas Roncati, que disse que a mudança no acompanhamento psiquiátrico deve ser acompanhada dos novos serviços que são propostos, como exemplo o Caps (Centro de Atenção  Psicossocial).