Capacitação Internacional Reforça a Qualidade dos Tratamentos em Comunidades Terapêuticas na América Latina

A Federação Latinoamericana de Comunidades Terapêuticas (FLACT), em conjunto com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da Organização dos Estados Americanos (CICAD/OEA) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) abriram uma jornada de Capacitação para Provedores de Serviços na Comunidade Terapêutica derivado do Currículo Universal de Tratamento para Trastornos pelo Uso de Sustentações (UTC), entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024, na Cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Nesta capacitação participaram 14 países meus membros ativos da FLACT que representam mais de 550 Comunidades Terapêuticas, todas elas com autorização de funcionamento em seus respectivos países. Contado com o apoio e a presença da Sra. Jimena Kalawski, chefe da Unidade de Redução da Demanda-Secretaria Executiva da CICAD/OEA, o Sr. José Ignacio Ayala, hospedeiro e diretor do Centro de Formação da Cooperação Espanhola em Santa Cruz de la Sierra; e o Sr. Alfonso Abarca também da CICAD.


O presidente da FLACT, Sr. Jorge Olivares do Chile, agradece a participação dos países e o apoio recebido porque a jornada também permitiu avançar na conquista de objetivos como convocar as Federações Nacionais de Comunidades Terapêuticas dos países membros que aderem aos códigos e normas de ética da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas e ao modelo de Comunidade Terapêutica e avançar em um modelo melhor contínuo de “Calidad de la atención” e assim validar a Comunidade Terapêutica como um modelo eficaz e eficiente baseado em evidências científicas, em pleno e total respeito aos Direitos Humanos de todas as pessoas que atendem.


O Sr. Jorge Olivares, menciona que: “a Capacitação e a formação de recursos humanos, dos centros de tratamento para pessoas que apresentam retornos pelo uso de recursos, através da atualização e treinamento de profissionais, não profissionais e voluntários, permite dar uma resposta apropriada e efectivamente que promova a melhoria contínua da qualidade dos tratamentos, o que representa uma das preocupações essenciais desta Junta Directiva”.


A FLACT reconhece outros projetos realizados com o apoio e financiamento da CICAD /OEA como, por exemplo, “O Guia de Padrões de Buenas Práticas para falar de serviços de tratamento por consumo de drogas no modelo de Comunidade Terapêutica, o qual foi traduzido em inglês e português; o “Mapeamento e diagnóstico da situação técnica atual e de recursos das comunidades terapêuticas afiliadas à Federação Latinoamericana de Comunidades Terapêuticas”. Estúdio no qual participaram 178 Comunidades Terapêuticas da América Latina que permitiu ter uma visão panorâmica das condições em que se encontram atualmente as Comunidades, suas fortalezas e suas deficiências.

A partir desta informação, foram elaborados Guias para o apoio técnico ao CT e promover assim a implementação dos critérios de qualidade de acordo com os padrões definidos pelos organismos internacionais (CICAD, UNODC, OMS), dando-nos a possibilidade de atualizar a VENDA DE CALIDADE FLACT.
Nas Américas, o problema das drogas é um fenômeno cada vez mais complexo, dinâmico e com múltiplas causas que tem efeitos adversos na saúde, na coesão social, na segurança cidadã, na integridade das instituições democráticas, nas atividades econômicas e de desenvolvido nos países da região, com custos políticos, econômicos, sociais e ambientais. A resposta a este problema requer uma abordagem integral, equilibrada, multidisciplinar e com base na evidência, respeitando plenamente os direitos humanos e as liberdades fundamentais, de acordo com o princípio de responsabilidade comum e compartilhada, que tem em conta as causas do problema.