O Tratamento do Usuário de Crack – Biblioteca Básica

“O tratamento do usuário de crack” é um manual organizado com o intuito de embasar com evidências científicas a prática clínica dos profissionais da saúde envolvidos no campo da dependência química.

O Tratamento do Usuário de Crack

A primeira edição desse livro foi publicada em novembro de 2010 e a segunda edição em dezembro de 2011 e possui quarenta e sete capítulos – vinte e dois a mais, em relação à edição anterior.

Com o objetivo de oferecer informações atualizadas e cientificamente embasadas sobre o impacto do consumo do crack na sociedade e as possibilidades de tratamento de seus usuários, os doutores Marcelo Ribeiro e Ronaldo Laranjeira reuniram, nesta nova edição, ampliada e atualizada, alguns dos principais pesquisadores e profissionais brasileiros da área de saúde mental que se dedicam a esse tema.

Este livro está dividido em:

  1. Subsídios teóricos para o tratamento da dependência de crack – epidemiologia, história natural do consumo, relação com violência e neurociência aplicada ao tratamento do consumo de crack.
  2. Componentes do tratamento da dependência de crack – plano de tratamento,    avaliação, técnicas de tratamento e manejo, reabilitação, ambientes de tratamento, avaliação e conduta em situações específicas
  3. Políticas públicas relacionadas ao consumo de crack – políticas de prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social