Iniciativa pioneira no Brasil, 6ª edição do “IPq Portas Abertas”, da USP, estimula população a tratar abertamente sobre temas delicados do cotidiano, entre eles, os transtornos mentais.
No próximo dia 29 de setembro, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – Ipq realiza a 6ª edição do “IPq Portas Abertas”, iniciativa pioneira no Brasil coordenada pelo Prof. Wagner Gattaz.
Titular de psiquiatria da FMUSP e presidente do Instituto de Psiquiatria, Gattaz coordenou ação semelhante no Instituto de Saúde Mental da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que inspirou a atividade no Brasil.
A ação no dia 29 tem entrada gratuita e acontecerá das 8h30 às 17h, com mais de 160 palestras e outras atividades coordenadas por especialistas do IPq, que estarão à disposição da população para falar sobre o assunto.
As palestras e atividades serão todas gratuitas, com possibilidade de inscrição em até 5 (cinco) temas diferentes.
O principal objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância de debater abertamente sobre os transtornos mentais. Segundo os especialistas, a informação é o caminho para a prevenção e o combate do estigma, a exemplo da campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.
Entre os temas a serem abordados, estão questões delicadas como:
- ‘Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)’,
- ‘Pânico e fobias’,
- ‘Cracolândia: o que o mundo nos ensina?’,
- ‘Amor e ciúme patológicos’,
- ‘Relação homem x mulher – os desafios desta construção’,
- ‘ Transtorno Borderline’,
- ‘Transtorno bipolar’,
- ‘Tratando a agressividade na infância e adolescência’,
- ‘Síndrome de Burnout: quando a exaustão no trabalho vira doença’,
- ‘Obesidade na infância e adolescência’,
- ‘Tensão pré-menstrual e saúde mental’, entre outros.
Certificado de participação será emitido mediante pagamento de taxa de R$ 100,00.
Clique aqui para ver a programação completa da 6ª edição do “IPq Portas Abertas”.
Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pelo site www.ipqhc.org.br ou pelos telefones (11) 26617288 e (11) 26616267.