Governo do Estado de São Paulo e FEBRACT assinam Termo de Fomento para manutenção do Programa Recomeço
Nesta semana, Beto Sdoia, presidente da FEBRACT (Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas) assinou um Termo de Fomento com o Governo do Estado de São Paulo para manutenção do Programa Recomeço, no valor de R$ 32,8 milhões.
Cerca de 800 pessoas, principalmente equipes e acolhidos das Comunidades Terapêuticas financiadas, acompanharam a assinatura do documento.
A FEBRACT é responsável atualmente pelo gerenciamento de 56 Comunidades Terapêuticas em São Paulo, disponibilizando 1.335 vagas para acolhimento de dependentes químicos.
A escolha da Federação, para o repasse do montante, foi realizada a partir de licitação pública, que contou com a participação de mais 7 entidades, sendo a FEBRACT selecionada por apresentar maior experiência e recursos para a execução do trabalho.
Segundo Beto:
“Este importante Termo de Fomento assinado pelo Governador e pela FEBRACT, é um justo reconhecimento e valorização das CTs, na sua eficácia e no importante papel que cumprem em todo Brasil.
No seu discurso, o Secretário Estadual do Desenvolvimento Social, frisou que representantes de muitos estados estão vindo a São Paulo, interessados na implantação dessa política de governo nos seu territórios.
Nossa luta é para tornar Política Pública, de Estado, e não de Governo.
Por isso a responsabilidade da FEBRACT-SP é enorme para administrar este orçamento que é repassado para as CTs e Repúblicas que compõem a Rede FEBRACT no Estado.
Temos que ter excelência nessa gestão, pois os olhos do Brasil, em se tratando de políticas sobre drogas, estão atentos sobre nós.
É um fato que há possibilidade deste modelo de cogestão possa ser replicado por outros estados.
Por tudo isso temos que ter muito empenho, nas capacitações das equipes, na qualificação dos serviços, na observação rígida do nosso Código de Ética e de Conduta, e na vivência do Amor que Deus nos ensinou.
Quero destacar e parabenizar nessa conquista toda a Equipe, Conselheiros e Diretoria da FEBRACT, mas, em especial, a Lucas Roncati, que é o Gestor do Programa Recomeço dentro da FEBRACT.
A competência e dedicação incansáveis de Lucas são determinantes nesse processo.
Por fim, menciono que o Secretário Floriano em seu discurso, destacou que 8 entidades participaram do Edital para fazer a gestão do Programa; das 8, somente 3 foram para a segunda fase e a FEBRACT foi a escolhida, segundo o Secretário, por sua competência, por sua excelente capacidade técnica, administrativa e gestão financeira e ainda por sua história e experiência.
Parabéns a todos que constroem nossa entidade. Deus nos abençoe!”
A cerimônia, realizada dia 9 de outubro no Palácio dos Bandeirantes, contou também com a presença do Padre Haroldo Rahm, fundador da FEBRACT e do Instituto que leva seu nome, o Governador do Estado Geraldo Alckmin, o secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o Prefeito da capital João Dória e o Secretário Municipal, Filipe Sabará.
Veja algumas fotos do evento:


























