FEBRACT presente na Comissão Especial de Estudos sobre Drogas

FEBRACT se reúne com Comissão Especial de Estudos sobre Drogas de Peruíbe para discutir a proliferação de locais clandestinos de internação involuntária para dependentes químicos

 

No dia 16 de outubro de 2017 a FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) esteve presente na Comissão Especial de Estudos sobre drogas, em Peruíbe, SP, organizada pela Câmara de Vereadores juntamente com a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria de Assistência Social, visando discutir a proliferação de locais clandestinos de internação involuntária para dependentes químicos.

 

Febract em Peruíbe

No ato estiveram presentes representantes da DRS IV, membros de Vigilâncias Sanitárias de outros municípios, equipes de Comunidades Terapêuticas locais, assim como pessoas ligadas aos locais de internação involuntária do município e região.

 

Febract presente em Peruíbe

 

modelo e método das Comunidades Terapêuticas

 

Representando a FEBRACT, o Coordenador Geral Pablo Kurlander, Psicólogo, discorreu sobre o modelo e o método das Comunidades Terapêuticas originais, assim como o defendido pela FEBRACT, que difere diametralmente dos locais de internação involuntária, já que as verdadeiras Comunidades Terapêuticas se caracterizam pela voluntariedade do processo, assim como pelo zelo na qualidade do tratamento oferecido, baseado num projeto terapêutico estruturado, e focado no Plano de Atendimento Singular.

Pablo Kurlander - Febract

Segundo ele, o modelo original das Comunidades Terapêuticas surgiu juntamente com a Reforma Psiquiátrica, tendo as mesmas bases conceituais e os mesmos princípios básicos, sendo estes: desospitalização, desinstitucionalização, singularização, modelo psicossocial e foco na reinserção social.

A Dra. Janete, representante do DRS IV, endossou as palavras de Pablo Kurlander, e discorreu sobre as exigências sanitárias destes estabelecimentos, assim como sobre a importância da construção do fluxo de rede na saúde municipal e regional, incluindo as Comunidades Terapêuticas neste fluxo, e citando o modelo construído pela FEBRACT junto ao Programa Recomeço como um exemplo a ser seguido neste sentido.

Febract na Comissão Especial de Estudos sobre Drogas

A FEBRACT exerce desta forma sua função primeira que é zelar pela qualidade do atendimento oferecido aos dependentes químicos que buscam ajuda, a fim de que estes sejam tratados de forma digna e humana, dentro de um programa terapêutico com embasamento científico que foque na eficácia do processo.