Lideranças lançam campanha contra desinformação sobre a legalização

FEBRACT REÚNE-SE ÀS MAIORES LIDERANÇAS DO BRASIL PARA LANÇAMENTO DE UMA CAMPANHA CONTRA A DESINFORMAÇÃO SOBRE A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS

Em 27 de novembro de 2018, a FEBRACT representada pelo seu Gestor Geral, Psicólogo Pablo Kurlander, participou de uma reunião em São Paulo, com grandes especialista e lideranças na área da Dependência Química no Brasil para lançamento de uma campanha visando a proteção de crianças e adolescentes.

Lançamento de Campanha em SP

A reunião aconteceu no Centro de Apoio às Crianças e Adolescentes Usuários de Droga, no Hospital Cantareira, assentando as bases de um trabalho nacional sobre as políticas sobre drogas no Brasil.

O Centro  de Apoio é um modelo de Serviço inédito para o público infanto-juvenil vulnerável e com problemas relacionados ao uso, que apresentam dificuldades e consequente defasagem no aprendizado. O objetivo principal é ampliar o repertório socioemocional para uma nova possibilidade de vida e promover a reinserção acadêmica.

O lançamento desta campanha tem como objetivo combater a desinformação relacionada à legalização das drogas e seus efeitos em relação ao público jovem.

A iniciativa é de várias lideranças da sociedade civil, capitaneadas por duas das instituições mais respeitadas no país relacionadas ao tema drogadição – a Fazenda da Esperança (instituição dedicada à reabilitação de dependentes químicos) e o Freemind (instituição que organiza o Congresso Internacional de mesmo nome, considerado um dos maiores eventos sobre drogadição do mundo).

“A ideia da campanha surgiu em uma reunião realizada em junho, com 50 lideranças do Brasil inteiro, nas áreas de ciência, saúde, religião e justiça. Todos estavam convencidos que a desinformação tem ganhado um espaço relevante na discussão do tema legalização das drogas e que o impacto provocado por essa decisão, principalmente em jovens e adolescentes, não está sendo devidamente considerado. Assim, resolvemos traçar uma estratégia conjunta para combater esse avanço, baseada em dados científicos e não em achismos”, afirma Dedé Martelli, um dos idealizadores do Freemind e organizadores do evento.

Diversas personalidades, como o ex-jogador de vôlei Giba endossam a campanha, assim como algumas das principais referências nacionais sobre dependência química, caso de Ronaldo Laranjeira, professor titular de Psiquiatria da Unifesp e Coordenador Médico do Programa Recomeço em São Paulo, João Paulo Lotufo, médico pediatra, professor da faculdade de medicina da USP e responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, além de Valentim Gentil Filho, psiquiatra professor titular da Faculdade de Medicina da USP.

Nomes como Padre Haroldo, criador do Instituto que leva seu nome, voltado para a recuperação de dependentes químicos, Padre João Henrique (da Aliança da Misericórdia) e Frei Hans, fundador da Fazenda Esperança, também participam da iniciativa.

E como não poderia deixar de ser, a FEBRACT também participou ativamente da reunião, através de seu Gestor Geral.

 

FOTOS: