Padre Haroldo fala sobre a importância da espiritualidade alinhada com a ciência na Comunidade Terapêutica

O programa “Conversa com o Bial”, da Rede Globo, exibiu no dia 31/05/2019 uma matéria gravada com o Padre Haroldo, fundador da primeira comunidade terapêutica do Brasil, hoje denominada Instituto Padre Haroldo.

Nesta entrevista, Padre Haroldo hoje com 100 anos, mas esbanjando lucidez e simpatia fala sobre diversos assuntos.

Sobre o necessário para uma comunidade terapêutica funcionar bem, ele ressalta a importância da espiritualidade.

“Religião é muito importante e serve muitas pessoas”, diz o Padre.

Além da religião, uma comunidade precisa de outros profissionais e outros fatores, como: psicólogos, assistentes sociais, uma boa equipe de administradores, dinheiro, ajuda do estado e de hospitais (porque frequentemente os acolhidos necessitam ser hospitalizados).

É muito importante unir todas essas ajudas para ter uma comunidade terapêutica que sirva bem e atenda todas as necessidades de alcoólicos e drogados.

Padre Haroldo fala sobre a importância da espiritualidade e da ciência

Padre Haroldo falou também sobre os males do uso de álcool e outras drogas e afirma que o termo “drogados” é mais usado porque a indústria do álcool tenta evitar qualquer notícia sobre álcool.

Mas lembra que álcool e drogas são iguais: são a mesma coisa no resultado e, sem pensar, quem as um, acaba também usando o outro. É uma mistura terrível, que causa muita miséria para a pessoa alcoólica ou drogada, para a família e os filhos e para o trabalho e as profissões.

Padre alerta sobre os males do uso de álcool e outras drogas

É fundamental, na opinião de Padre Haroldo, que tenhamos no Brasil e no mundo Comunidades Terapêuticas com pessoas bem treinadas.  Por isso, enquanto ele dirigia o Instituto Padre Haroldo, sua equipe viajou a vários lugares do mundo para se capacitar. Itália, Inglaterra e países da América do Sul foram visitadas a fim de que os profissionais se atualizassem sobre o que estes países estavam fazendo para acabar com esta praga tão terrível.

E este é um dos fatores, juntamente com a diretoria da instituição, que hoje o Instituto Padre Haroldo é reconhecido como uma das melhores comunidades do mundo.

O Instituto é visitado por pessoas de todo o mundo que vem para conhecer nossa forma de trabalho e reproduzir em seus países.

Isto faz com que o Padre Haroldo sinta muito orgulho de sua equipe, composta por especialistas doutores em várias áreas, médicos e também pessoas que eram ou tinham alcoólicos ou drogados na família e que hoje trabalham no Instituto.

O próprio Padre Haroldo escreveu vários livros sobre o assunto que ajudam muitas pessoas a falar com os dependentes químicos.

Thom Browne, Dr. Ronaldo Laranjeira e muitos outros especialistas do Brasil e do mundo são referências para o padre que diz ter aprendido muito com eles e colocado em prática esse aprendizado.

Padre aborda a importância da capacitação de profissionais e que, por isso, o Instituto é hoje uma das melhores CTs do mundo]

E quando perguntado se ele achava bom morar no Brasil, ele responde:

Eu adoro o Brasil e o brasileiro, que é uma boa pessoa, humilde, inteligente, muito dada e que sempre serve aos outros. O Brasil é um país maravilhoso. Nunca vi em todo o mundo um país tão bom como o Brasil. Tanto em São Paulo, a grande cidade, e as cidades menores onde viajo para dar palestras. E também o Rio Grande do Sul. Eu gosto muito do gaúcho, porque ele é como o texano, o povo de onde nasci: gosta de gado e cavalo, assim como eu.
Por isso o Brasil, por muitas razões e pela indústria, pelos automóveis, pelo povo tão amável, é um país maravilhoso, cheio de amor e inteligência, com muitos livros e pessoas que estudam muito para trabalhar

Padre Haroldo Rahm é um iluminado, sempre criativo, obstinado, amoroso e Terrível Jesuíta! Veja na íntegra o vídeo da entrevista.

Veja a íntegra da entrevista de Padre Haroldo à produção do programa “Conversa com Bial”