Atualmente, muito se discute sobre modelos de tratamento, inclusive na esfera das Políticas Públicas, que recentemente sofreu alterações nas diretrizes para o tratamento de pessoas com Transtornos por Uso de Substâncias (TUS).
Baseados nesse contexto, os autores pensaram em produzir um material reunindo profissionais que atuam diretamente com essa problemática, na linha de frente, seja em atendimentos ou organizações de serviços.
Entre os colaboradores temos uma diversidade multiprofissional, sendo psicólogos, psiquiatras, pedagoga, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social, advogado e promotores de justiça, que trazem uma gama de experiências ricas e exitosas que contribuem como um guia de boas práticas nas atuações dentro do campo da promoção de Saúde Mental.
O livro traz dicas práticas, desde a estruturação de programas e reinserção social até exemplos de atividades terapêuticas que podem ser utilizadas no dia a dia de serviços que atendem usuários de substâncias.
Juliano Santos é Psicólogo, Gestor dos Programas de Tratamento do Instituto Padre Haroldo; Conselheiro e Docente da FEBRACT.
Rogério Bosso é Psicólogo, foi Coordenador do Programas de Reinserção Social do Instituto Padre Haroldo e Docente da FEBRACT. Atualmente é Coordenador do Curso de Psicologia da Anhanguera Educacional.