Liga da Prevenção ao Uso de Drogas lota Biblioteca Municipal

I Encontro Regional da Liga da Prevenção ao Uso de Drogas contou com especialistas e participantes de várias cidades do Brasil

 

I Encontro Regional

Com o foco voltado para a efetiva prevenção ao uso de drogas, baseado na ideia de que o resultado é fruto do comprometimento, da cooperação e da parceria entre os diferentes segmentos da sociedade e dos órgãos governamentais, federal, estadual e municipal, a Liga da Prevenção realizou no dia 26 de agosto de 2017, o I Encontro Regional sobre Prevenção ao uso de Drogas.

O evento que contou com palestrantes e participantes de várias cidades da região e até de Fortaleza (CE), lotou as dependências do auditório ‘Edna Nogueira’ na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Auditório lotado

O idealizador da Liga da capital paulista, o prevencionista José Florentino dos Santos Filho, foi o primeiro a falar para um público de mais uma centena de pessoas.

José Florentino dos Santos Filho

Em sua fala, Florentino lembrou a importância da primeira prevenção que é feita dentro do próprio lar com os filhos.

“É importante lembrar que os jovens têm uma linguagem própria, que precisamos conhecer para entender suas necessidades e saber como passar as mensagens de prevenção de forma que eles nos entendam. A música, por exemplo, é uma forma muito usada entre os jovens para expor suas angústias e necessidades. Nós, como pais, também podemos usá-las para passarmos a nossa mensagem”, ressaltou Florentino.

Já o especialista em dependência química de São José dos Campos, Marcelo Bosco, falou sobre qual é o papel e a importância da prevenção ao uso das drogas.

Marcelo Bosco

Ele mostrou o exemplo do projeto que comanda em sua cidade que atende em média 450 pessoas por semana entre usuários de drogas e seus familiares.

“No nosso projeto ‘Mais que vencedores’ trabalhamos com os três elos que norteiam a prevenção e o acompanhamento do usuário de drogas, que são: o Agente, o Hospedeiro e o Ambiente Favorável.

O agente é a droga, o hospedeiro é o usuário, e o ambiente favorável são, por exemplo, os locais onde são consumidas bebidas alcoólicas livremente, que podem ser o ponto de partida para as drogas ilícitas.

Partindo desses princípios, procuramos fomentar ideias e o desejo nas pessoas de prevenir o consumo de drogas. 

As ações antecipadas também são importantes ferramentas para identificarmos os motivos que levam ao vício, como a baixa autoestima, alienação, rebeldia, carência do convívio familiar, entre outros fatores que contribuem para o consumo de drogas.

Procuramos fortalecer os fatores ligados à proteção para diminuir a incidência dos jovens no vício, trabalhando com a religiosidade, fortalecendo os vínculos familiares, trabalhando a autoestima dos jovens que muitas vezes se sentem fora dos padrões e não conseguem lidar bem com isso, entre outras abordagens”, resumiu Bosco.

Entre os palestrantes de Araraquara, o prevencionista, agente da Polícia Federal e membro do GPRED de Araraquara, Evandro Recosta, falou sobre o “Projeto de redução de oferta de bebidas alcoólicas para jovens e adolescentes”, já em processo de implantação em Araraquara em parceria com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Evandro Recosta

Já o especialista em dependência química Marcio Servino, que também é conselheiro tutelar e membro do COMAD de Araraquara, usou sua didática peculiar para mostrar quais são os tipos de prevenção, como fazer, e quem pode fazer. Ele foi presenteado com uma medalha por seus serviços prestados na área da prevenção em Araraquara.

O que é a Liga da Prevenção?

É um movimento construído pela sociedade civil, dinâmico, heterogêneo e pós-moderno, focado nos três níveis de prevenção (universal, seletiva e indicada) da relação dos sistemas sociais com as drogas.

Liga da Prevenção

Presenças ilustres

A escritora e prevencionista Laura Maffei veio de Fortaleza para participar do Encontro.

Estiveram presentes também o diretor do Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara, o senhor Tuca Serraglio, o tenente César da Polícia Militar, Toninho Martins da Diretoria Regional de Saúde e representantes de cidades da região como São Carlos, Matão, Catanduva, Ribeirão Bonito, Rincão, Nova Europa, Fernando Prestes e Franca.

Todos os participantes receberam certificados de participação.

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes:

Palestrantes

JOSÉ FLORENTINO DOS SANTOS FILHO
Especialista em Dependência Química, Mestrando em Psiquiatria e Psicologia Médica – UNIFESP, Master em Psicologia Clinica y la Salud pela Universidad Europea del Atlântico – Espanha e Maestria en Psicologia de la Salud pela Universidad Internacional Ibero-americana – UNINI Mexico – Doutorando em Ciências da Educação – Uniphoenix – USA.
TEMA: LIGA da PREVENÇÃO – Quem somos, como surgiu e objetivos

EVANDRO RECOSTA
Agente da Policia Federal – Formado em Engenharia Agronômica, pela Faculdade de Engenharia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves, em Pinhal/SP, trabalhou em atividades de Polícia Judiciária, Inteligência Policial, repressão ao tráfico de drogas, controle migratório e contra-inteligencia, membro do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Polícia Federal da circunscrição de Araraquara – GEPRED
TEMA: Projeto Sobre Redução de oferta de bebidas alcoólicas para jovens e Adolescentes

MARCELO BOSCO
Formado em Direito, com especialização em Dep. Química Uniad-UNIFESP, Terapeuta e Coach com mais de 12 anos atuando na recuperação e mudança de hábitos de pessoas que desenvolveram problemas físicos, comportamentais, cognitivos e Espirituais em função do uso e abuso de substâncias psicoativas
TEMA: Qual o papel e a importância da prevenção

MARCIO WILLIAM SERVINO
Bacharel em Educação Física, Especialista em Dependência Química pelo Instituto de Psiquiatria da USP GREA, formado em Intervenções de Prevenção com Base no Ambiente Escolar pela International Society Of Substance Use Prevention And Treatmente Professionais ISSUP, Agente Multiplicador em Prevenção ao Uso de Drogas do Departamento de Narcóticos do DENARC, formado em Prevenção ao Uso de Drogas e Prevenção ao uso de Álcool e outras drogas no Ambiente de Trabalho ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD. Membro Conselheiro desde 2006 do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas COMAD de Araraquara, estando como presidente em três mandato de 2012 /2017, fundador e presidente da ONG Legal é Prevenir, foi Assessor Especial de Políticas Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara e membro da LIGA da Prevenção Line Araraquara e Conselheiro Tutelar de Araraquara 2016/2019

TEMA: Quais os tipos de prevenção, como fazer e quem pode fazer?